Tutorial

Galera algumas pessoas me pediram um tutorial e eu tenho dificuldades de montar um vídeo pois meu photoshop é no mac. E no pc é q edito o blender. Porém deu pra montar esse passo-a-passo simples para vcs entenderem como trato as texturas e vejo q sempre o pessoal da o mole de deixar a textura com o habitual brilho a q a foto foi submetida. E o bacana é acertar o ton da textura deixando q a luz do game faça o trabalho real é o q deixa o jogo muito mais real e certamente é o q faz a Konami. Vamos ao passo-a-passo:

Abaixo vemos uma imagem com a textura ja montadinha mas as cores não estão adptadas com o fundo existem áreas de luz muito marcadas comum da foto onde a retirei. no segundo desenho eu marco em verde essas áreas de luz q vamos corrigir usando apenas "curvas" do photoshop.


Pois bem. Assim q vc montar sua textura bonitinha como fiz acima (atenção com os cantos perto da orelha para evitarmos o efeito facão onde a textura da orelha é diferente da do canto do rosto e sempre deixa um corte reto na hora e por no jogo fica bem feio).
Mas voltando ao assunto, assim q a textura estiver pronta vá na aba de "layer" ou "camada" e note pela figura abaixo q no rodapé dessa aba temos alguns icones e clique naquela q esta envolvida pela cor rosa. surgirão algumas opções e vc vai escolher "curvas". Note q uma camada de ajuste surgiu acima da sua camada da textura. A partir daí vc posiciona o cursor entra as duas camadas (seta azul) e segura o botão "alt" do seu computador (verá q o cursor muda de formato) aí vc clica e isso fará com q a camada de ajuste se torne dependente da sua camada da textura e todo ajuste q vc fizer na camada de ajuste só será percebido na textura e não no resto da imagem como dentes e orelhas, por exemplo.


Note també q após o surgimento dessa camada surgiu tb a aba de curvas a q ela faz respeito exemplificado na imagem abaixo. Aí é q mora o pulo do gato. Envolvido de preto esta a seleção das 3 cores a q montam todas as imagens criadas no photoshop para vídeo RGB - RED ,GREEN, BLUE. Note q marquei com setas alguns pontos nessa aba.  Note q nesse momento estamos trabalhando apenas na aba vermelha e temos q fazer esse mesmo tratamento nas abas verde e azul. trocando alí onde envolvi de preto. A seta vermelha q desenhei alí se refere aos "tons claros" do vermelho. A seta verde se refere aos "tons médios" do veremelho. A seta azul corresponde aos "tons escuros" do vermelho. Esses pontos apenas com um clique vc monta eles como eu montei tb.



Após fazer essa marcações no vermelho va na aba de "canais" ou "channel" e selecione apenas o canal vermelho como mostra a figura abaixo. Note q sua imagem ficou em tons de cinza pois vc vê apenas os tons vermelhos apresentados em tons de cinza. O q vc precisa fazer é deixar os tons de cinza mais igualados movendo as áreas marcadas por mim alí com as setas e movendo també os nós dos cantos inferior esquerdo e superior direito. Após fazer isso no vermelho analizando o canal vermelho, repita o mesmo procedimento no verde e no azul. quando mexer esses nós vai notar na imagem cinza q os tons claros escuros e médios vão mudando e o ideal não é q eles fiquem todos cinzas se não isso lava a textura deixando ela muito lisa, mas q eles fiquem mais próximos deixando a textura mais uniforme como o fundo q é a base da konami.



Ao final a minha textura fica toda num mesmo ton sem os brilhos provenientes da foto e muito parecidas como o processo feito pela Konami. Lembrando q ao fim vc tem q por a textura em 216x512 para mudar lá no GGS para o pes 2012.



 E então, entenderam? Tiro dúvidas lá na cbox depois para os q se confundirem. Vlw? Abs!!!!!






5 comentários:

  1. Tu é féra.Mas ñ adianta,Quem ñ tem esse Dom ñ dá.

    ResponderExcluir
  2. com calma perdendo um tempinho todos conseguem. Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Assim a foto perde a qualidade, imagem > ajustes > Selecionar >>>>> All, mas cada um com seu jeito ^^

    abç sapão !

    ResponderExcluir
  4. Dan a minha ideia era ajudar as suas texturas a ficar sem o brilho q as vezes vejo. Repare

    ResponderExcluir
  5. faça mais faces do flamengo para pes 2013,por favor

    ResponderExcluir